Eletrodutos: o que são e suas aplicações

Essenciais para a organização das instalações elétricas, além de grandes aliados da segurança

Eletrodutos são tubulações utilizadas para proteger e conduzir fios e cabos elétricos. Esses tubos são idealizados para a segurança da fiação, prevenindo danos e garantindo que a instalação elétrica esteja em conformidade com os padrões e regulamentos técnicos. São essenciais em instalações elétricas pelos seguintes motivos:

– Prevenção de incêndios: evitam o contato direto dos cabos com materiais inflamáveis, reduzindo o risco de curtos-circuitos;

– proteção contra danos físicos: protegem os fios e cabos contra danos mecânicos, como impactos e abrasões;

– organização: permitem uma organização mais eficiente da fiação, facilitando manutenções ou modificações no sistema elétrico.

Considerações na escolha do eletroduto

– Diâmetro: o eletroduto deve ser de tamanho adequado para acomodar todos os cabos e fios necessários, evitando aglomerações ou dobras que possam danificá-los;

– material: o tipo de material deve ser adequado ao ambiente. Por exemplo, em áreas propensas à corrosão, eletrodutos galvanizado são mais apropriados;

– normas locais: as normas locais e nacionais são importantes para garantir que sua instalação esteja em conformidade com a ABNT e NBR;

– condições ambientais: é necessário considerar fatores como temperatura, umidade e presença de agentes corrosivos. Por exemplo, alguns eletrodutos têm resistência a raios UV, o que é útil para instalações ao ar livre.

Eletrodutos de PVC X Eletrodutos de aço carbono

Mesmo que sua função primordial seja sempre a mesma, existem diferentes tipos de materiais que podem compor os eletrodutos: eles podem ser metálicos ou isolantes. Enquanto os metálicos são feitos com uma cobertura de esmalte e com galvanização, os isolantes costumam ser feitos de PVC.

A escolha do material está diretamente ligada com o seu uso. Por exemplo, eletrodutos de PVC satisfazem as necessidades de um ambiente doméstico, enquanto que ambientes industriais podem requerer eletrodutos metálicos, que são mais resistentes às altas temperatura, materiais inflamáveis, impactos, etc.

Manutenção

A manutenção dos eletrodutos é muito importante para garantir que continuem a proteger os fios e cabos elétricos.

É preciso verificar regularmente se há sinais de desgaste, danos ou corrosão, pois qualquer eletroduto danificado deve ser prontamente substituído. Também é aconselhável revisar a fiação periodicamente para garantir que ela esteja em boas condições e que não haja sobrecarga nos eletrodutos.

Conheça os eletrodutos da Tubos Ipiranga e suas aplicações

A Tubos Ipiranga, líder em distribuição de tubos e conexões em aço carbono, fornece eletrodutos galvanizados para diversas aplicações em instalações elétricas, atendendo às mais rigorosas normas técnicas vigentes.

O eletroduto galvanizado proporciona segurança na condução de fios elétricos. A técnica de galvanização pela qual o produto passa, garante alta resistência às diferentes influências externas. Quando passam pelo processo de galvanização à fogo, é adicionado um revestimento de zinco, tanto na superfície externa como interna, garantindo ao material ainda mais segurança e resistência à corrosão. Além disso, sua durabilidade é maior e a organização do cabeamento proporciona fácil manutenção dos eletrodutos.

Todo tipo de projeto, independente de seu tamanho, precisa de um projeto elétrico. Os eletrodutos galvanizados são fundamentais e podem ser utilizados em diversas áreas, como instalações elétricas prediais, petroquímica, refinarias de petróleo, indústrias químicas, usinas siderúrgicas e empreendimentos comerciais e residenciais.

Saiba mais em www.tubosipiranga.com.br.

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.
A Tubos Ipiranga se preocupa com você e sua privacidade

Para que nosso site funcione corretamente, às vezes, colocamos pequenos arquivos de dados chamados de cookies em seu dispositivo. Você pode gerenciar as configurações de cookies no seu próprio navegador, mas se quiser saber mais sobre como nós os utilizamos, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito